Frequentes

Como é o atendimento?
▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣
Realizo atendimento particular, não por convênio. As sessões têm duração de 50 minutos, são presenciais de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Atendimento infantil (a partir dos 4 até os 12 anos).
Como será conduzida a psicoterapia infantil?
▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣
A psicoterapia infantil é um processo colaborativo, que envolve ativamente tanto o terapeuta quanto a criança, contando também com a participação regular dos responsáveis.
No tratamento, são utilizados métodos, técnicas e protocolos da Terapia Cognitivo-Comportamental Infantil e/ou de suas vertentes de terceira onda, aplicados em consultório e também fora dele, por meio de práticas que incentivam o autocontrole e o autodomínio constantes.
Quando necessário, são realizados pedidos de avaliação com testes psicológicos para auxiliar no processo. Todo o tratamento é conduzido com ludicidade e criatividade, incorporando leituras e jogos terapêuticos, de modo que a criança se sinta acolhida, compreendida e ouvida em seu mundo infantil.
Mesmo nos momentos lúdicos, a criança está sendo observada, analisada e avaliada todo o tempo. Cada processo é único, assim como cada paciente, e a duração do tratamento depende e respeita o tempo individual de resposta, garantindo que o percurso terapêutico seja conduzido de forma ética, cuidadosa e subjetiva.

Como saber se é preciso buscar a Psicóloga para a criança?
▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣
Não é necessário esperar que uma situação, condição, transtorno ou problema se agrave para buscar tratamento psicológico. A psicologia tem caráter preventivo e também atua na promoção da saúde. Assim, quando surgem sintomas iniciais ou comportamentos que já atrapalham, dificultam ou incomodam a vida da criança — como o uso excessivo de telas, ou outros que podem impactar áreas como o desempenho escolar, as relações sociais e familiares, a criatividade, o sono, a motricidade, a higiene, a alimentação, o lazer e o brincar —, já é o momento de procurar acompanhamento com a psicóloga.
Em casos de traumas, abusos ou dificuldades no desenvolvimento infantil, é fundamental buscar tratamento terapêutico de forma rápida, pois quanto antes a criança for atendida, melhores os resultados. Vale ressaltar que a psicologia não se limita ao tratamento de condições psicológicas, medos, fobias, ou transtornos mentais: ela também é eficaz no acolhimento em fases delicadas da vida, como processos de luto, mudanças, divórcio ou separação de familiares, intimidação sistemática (bullying), sofrimento, adoção, situações de enfermidade, chegada de um novo irmãozinho ou de um padrasto/madrasta, entre outros momentos de impacto emocional e social na vida de uma criança. Na dúvida, lembre-se de que é sempre melhor prevenir, busque uma profissional capacitada!
Qual a eficácia e benefício da psicoterapia na vida da criança?
▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣
Para melhores informações vide a página ‘SAIBA MAIS’. Clique no botão abaixo para ser redirecionado:
Qual é a importância e relevância da Psicologia Infantil?
▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣▣
Tudo começa na infância: Estudos demonstram que tratar dificuldades emocionais e comportamentais ainda na infância é essencial para fortalecer a saúde mental da criança e prevenir o surgimento de transtornos mentais na vida adulta. O que é vivido na vida infante repercute diretamente na adolescência e impacta de maneira significativa a vida adulta. O acompanhamento psicológico na infância ajuda a desenvolver recursos internos, promover autoconfiança, regular emoções e criar hábitos saudáveis, permitindo que a criança cresça com mais equilíbrio, resiliência e qualidade de vida, reduzindo riscos de problemas futuros. Investir na saúde mental infantil é uma das formas mais eficazes de prevenção em saúde!





