Os fundamentos inovadores da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) trouxeram uma verdadeira transformação na maneira como entendemos o sofrimento psicológico. Essa abordagem se destaca por unir rigor científico, métodos que podem ser reproduzidos e uma nova maneira no cuidado com a saúde mental.
A TCC é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma intervenção psicoterápica eficaz para diferentes tipos de transtornos.

Sendo uma prática baseada em evidências, a TCC consolidou a psicoterapia como prática aplicada, elevando o nível técnico da atuação profissional. Aaron T. Beck e colaboradores foram pioneiros ao desenvolver e testar protocolos terapêuticos com rigor científico, o que fez da TCC uma das abordagens mais estudadas e empiricamente validadas. Eles se inspiraram em parte na filosofia estoica (Estoicismo). Além disso, trata-se de uma abordagem que continua em constante atualização e aprimoramento.
Diversos estudos apontam para a efetividade da TCC no trabalho com crianças. Nessa aplicação, o contexto individual e cultural de cada criança é considerado, utilizando intervenções focadas no problema, estruturadas, colaborativas e baseadas em evidências. A relação terapêutica é sustentada pelo empirismo colaborativo e pela descoberta guiada, onde terapeuta e criança constroem, juntos, o processo terapêutico.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode oferecer muitos benefícios às crianças, incluindo:
- Melhor regulação emocional;
- Melhores habilidades de resolução de problemas sociais e cotidianos, mesmo em situações difíceis;
- Mecanismos de enfrentamento aprimorados para ansiedade, depressão e outros transtornos;
- Identificar/mudar padrões de pensamento e comportamentos prejudiciais, levando a um pensamento mais positivo;
- Autocontrole melhor;
- Maior resiliência e habilidades sociais aprimoradas;
- Pode levar a uma maior autoestima e confiança;
- Base para um melhor bem-estar mental ao longo de suas vidas;
- Etc.




